Você é um enófilo nível intermediário? Seguindo a nossa linha de testes, agora resolvemos dificultar um pouco as perguntas e saber se você esta apto(a) a ter a Certificação Bacco’s em Enofilia, nível Intermediário.

Vamos lá? Faça o teste se você é um verdadeiro enófilo nível intermediário

As principais variações do clima são

As principais influências no clima são a latitude, altitude e o mar. Quanto mais próximo do equador fica, o clima estará mais quente e quanto mais afastado, mais fresco. No caso da altitude, caso seja elevada, irá trazer um frescor maior no vinho. O mar influência o clima por suas correntes, sendo elas mais quentes ou mais frias.

O Vinho tinto é fermentado em temperatura

A fermentação ocorre mais alta em vinhos tintos do que nos brancos, em torno de 20ºC - 32ºC. O álcool ajuda na extração de cor, taninos e sabores contidos nas peles.

As informações mais importantes que aparecem nos rótulos são

As informações mais importantes que aparecem na maioria dos rótulos das garrafas são geralmente a marca ou o produtor, o país ou a região, e/ou a uva usada para fazer o vinho. A safra pode entrar no rótulo também, até para mostrar um ano forte daquele vinho. Ele indica a idade do vinho e o ano que foi vindimado.

Cuvée é

É um termo de rotulagem comum amplamente utilizado para indicar um corte (lote) ou uma seleção específica. Poderá ser uma mistura de diferentes castas, regiões, safras ou até mesmo de diferentes barris ou cubas de uma mesma propriedade ou vinha.

O armazenamento do vinho deve ser feito

Para armazenamentos de longo prazo, a temperatura para todos os vinhos deve ser fresca e constante, de preferência entre 10ºC e 15ºC. Os vinhos devem ser guardados em posição horizontal, para que a rolha fique em contato com o vinho e não fique seca e deve ser afastado da luz solar ou artificial pois aquecem o vinho fazendo com que fique passado e velho antes do tempo. Ele deve ser mantido afastado de vibrações para que repouse sem distúrbios.

Uvas com peles mais grossas

As variedades de pele mais grossa (Cabernet Sauvignon, Syrah) possuem níveis de taninos muito mais altos do que as variedades de pele fina (Pinot Noir, Grenache).

A Chardonnay é

A Chardonnay não é uma uva aromática, entretanto é altamente versátil. Dependendo da região que é plantada, traz notas bem diferentes em seu paladar. Assim, se for plantada em regiões frescas como Chablis, oferece uma fruta verde, com notas de hortaliças como pepino. Mas, caso seja plantada em regiões quentes, expressam notas de frutas tropicais como pêssego, banana, abacaxi, manga e até mesmo figo. Muitos sabores associados a esta uva não vem da própria fruta e sim das técnicas de vinificação. Exemplo disso são os sabores provenientes da madeira e derivados de leveduras.

Um vinho com defeito está

O defeito mais comum que pode ser descoberto no nariz é o cheiro de rolha. Esse defeito pode retirar os aromas frescos e frutados do vinho. A presença de aromas oxidados nem sempre indica um defeito. Alguns vinhos, como o Xerez Oloroso são deliberadamente oxidados durante a produção.

A Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon precisa de um clima moderado ou quente pois não consegue amadurecer em climas ou em anos frescos. Os vinhos produzidos em regiões de climas amenos originam uma uva não amadurecida que pode ser áspera e adstringente, com sabores herbáceos desagradáveis.

O Umami na comida

O umami na comida é um gosto saboroso, distinto dos outros gostos básicos, embora possa ser dificil identificá-lo individualmente. Aumenta a percepção de amargor, acidez e o efeito ardente do álcool no vinho, porém diminui a percepção de corpo, doçura e fruta no vinho.

Gostou? Não deixe de fazer os outros testes clicando aqui.