Hoje é comemorado o dia da uva Tempranillo. Por esta razão, resolvemos trazer curiosidades desta uva pouco conhecida.

A uva tempranillo é uma variedade cujo nome em espanhol sugere que amadurece mais cedo (temprano, prematuro”) do que a maioria das variedades tintas.

Ela é cultivada amplamente na Espanha e é a principal uva das regiões de Rioja e Ribeira del Duero.  Contudo, é uma uva que recebe outros nome em diferentes regiões. Por exemplo, no norte de Portugal (Douro e Dão), é conhecida como Tinta Roriz e, no Alentejo, é a chamada Aragonès.

Características da Tempranillo

A tempranillo consegue amadurecer em regiões quentes e retém bem sua acidez natural, razão pela qual vem se adaptando bem à Austrália e à Argentina.

Seus aromas incluem ameixa, amora, framboesa, morango e notas florais. Quando envelhecida em madeira, geralmente em barril americano, desenvolve aromas de coco e baunilha. Suas características tânicas lhe permitem um bom desenvolvimento, podendo mostrar aromas de ameixa preta, frutas secas, alcaçuz e couro.

Seleção Bacco’s

Em nossa seleção, trazemos três espanhóis da casta Tempranillo:

Alion Duero Cosecha 2012

Alión é sempre um dos melhores e mais premiados vinhos da Espanha, um verdadeiro clássico – uma combinação entre o melhor da Espanha e o melhor do Novo Mundo, com a prestigiosa assinatura das Bodegas Vega Sicília.

Com nada menos que 96 pontos de Robert Parker na safra 2004, trata-se de um vinho fantástico, rico, intenso e moderno, no melhor estilo da Ribera del Duero.

Altamente recomendado!

| Veja outra seleções da Bacco’s clicando aqui

Artero Tempranillo 2016

Produzido por uma vinícola familiar, referência em tecnologia na região de La Mancha, sudeste de Madri, o Antero Tempranillo é um vinho tinto agradável na boca, fácil de beber e ideal para qualquer momento.

Apresenta cor rubi com nuances violetas e destacam-se aromas de amora e notas de ervas. Na boca, é equilibrado, com textura aveludada, sabores frutados e maciez. Tem taninos elegantes e boa acidez, um delicioso final e boa persistência.

Riscal Roble Tempranillo 2016

Visitar a Marqués de Riscal é conhecer a história de Rioja. Foi pioneira entre as vinícolas e até hoje o resultado é refletido em seus vinhos. É uma vinícola de qualidade superior que une práticas centenárias com o que há de mais moderno.

Criado a partir de um conceito de liberdade de elaboração, o Riscal Roble Tempranillo é um vinho que passou por uma cuidadosa seleção das melhores cepas da variedade Tempranillo, produzido em solos arenosos das terras aluviais da região do Duero. 

É um vinho muito aromático, com ótimo corpo e cor, bem estruturado, com frescura e intensidade. No nariz dominam os aromas de frutos vermelhos e alcaçuz.

Na boca é fresco, redondo e não tão tânico, com um acabamento frutado, fácil de beber. Vai muito bem com presunto crú, queijos jovens, carnes assadas e grelhadas.