A Quinta dos Murças fica localizada no coração do Douro, Portugal, trazendo características de 8 terroirs, marcados por montanhas, diferentes altitudes e exposições solares, solos xistosos e clima característico do vale do rio Douro.

A vinícola é a filha mais nova do Grupo Esporão, que a adquiriu há 10 anos trazendo um novo conceito ao grupo no que se refere à viticultura: suas videiras são plantadas na vertical, trazendo um maior aproveitamento das terras, e darem uma diferença de 5 graus na maturação das uvas, consequentemente, no tempo de colheita.

quinta dos murças

José Luís Moreira da Silva, enólogo que esta a frente da Quinta dos Murças, nos acompanhou e explicou cada detalhe sobre a vinícola.

As características da região e a proximidade da Quinta dos Murças com o Baixo Corgo – zona mais fresca da região e onde mais chove – faz com que os vinhos tenham naturalmente uma boa acidez, sejam frescos e elegantes. Mas, por sua localização ser na margem direita do rio, com exposição das videiras a Sul, faz com que as uvas também apresentem grande concentração em equilíbrio e frescor.

A degustação dos vinhos faz parte do passeio, onde você ter acesso à curiosidades sobre os terroirs e características de cada vinho produzido na vinícola.

Todos os nomes escolhidos possuem um propósito. Assobio, por exemplo, se deu por conta do barulho do vento que você escuta no terroir. O Margem é todo plantado às margens do Rio Douro e o, no local onde as uvas do Minas são plantadas, existem cinco minas e várias linhas de água espalhadas que ajudam a refrescar o ambiente.

O VV47, por sua vez, são das vinhas verticais plantadas em 1947.

Vinhas = Videiras

O Enoturismo na Quinta dos Murças

O enoturismo na vinícola é um dos mais bonitos da região do Douro. Além da possibilidade de passar uma tarde passeando e degustando os vinhos da Quinta dos Murças, você tem a oportunidade de se hospedar na vinícola que possui poucos quartos e um ambiente caseiro. Ainda, a vinícola oferece um passeio pelo Rio Douro para conhecer sua beleza.