A Quinta do Crasto é uma das mais tradicionais e antigas vinícolas localizadas no Douro, em Portugal. Conhecida por sua vista espetacular e vinhos super equilibrados, a vinícola oferece passeio pelas vinhas, almoços ou jantares, degustações e até passeio pelo rio Douro.

A vinícola esta localizada na margem do Rio Douro e possui cerca de 135 hectares, sendo 74h de preenchidas com plantação das uvas. Ao contrário da Quinta dos Murças, que tem sua sede encostada no rio, a Quinta do Crasto fica no alto do terreno com uma vista privilegiada de todo o Douro.

De lá, é possível reconhecer um pouco da característica da região, que tem terrenos inclunados e com plantações verticais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim como o terreno, outra característica bem marcante do Douro é o solo xistoso, que traz toques minerais ao vinho. No total, são 6 diferentes terroirs que produzem azeites e vinhos, cada uma com as suas características próprias.

A idade das videiras, as uvas, a orientação solar, entre outros fazem desta região uma ótima fonte de diferentes tipos de vinhos.

Instalações da Cave de Barricas

Em 2013 a Quinta do Crato renovou totalmente a Cave de Barricas. da Quinta do Crasto foi totalmente renovada e equipada com tecnologia recente e tem agora um novo sistema de suporte de barricas – Oxoline®, Barrel Stacking System – tendo sido pioneira na introdução em Portugal deste sistema inovador. A forma tradicional de armazenar as barricas de carvalho onde os vinhos estagiam é na horizontal e sobrepostas em linha até três ou quatro níveis de altura.

Com este novo sistema, a Quinta do Crasto mantém a estética do sistema de armazenagem tradicional mas otimiza melhor o espaço, podendo agora armazenar até 6 níveis de altura em toda a extensão lateral interior da cave, até uma capacidade máxima de 1.611 barricas armazenadas, sendo que o número médio de barricas na cave é de 1.400 barricas.

Toda a parte arquitetónica da Cave de Barricas foi pensada de forma a potenciar o correto estágio dos vinhos e a ajudar a manter a temperatura e a humidade ideais no seu interior. No exterior, a Cave de Barricas é revestida a xisto e possui um teto de jardim no topo do edifício, ambos com uma função estabilizadora de temperatura e humidade. O pavimento é em epoxy de multicamada de quartzo, de excelente resistência, sem arestas vivas e com uma pequena inclinação, para fácil higienização e escoamento das águas após as lavagens.

Na Cave de Barricas, 85% das barricas são de carvalho francês e 15% são de carvalho americano. A Quinta do Crasto trabalha com mais de dez marcas de barricas, utilizando-as em função das suas características únicas como a densidade de madeira ou a tosta interior de cada uma, aspetos que condicionam o estilo aromático da barrica e influenciam os aromas dos vinhos. Cada barrica tem uma capacidade para 225 litros e é utilizada apenas duas vezes, sendo depois reciclada ou cedida a pequenos produtores. Por ano, a Quinta do Crasto investe cerca de trezentos mil euros em quatrocentas novas barricas de madeira.

quinta do crasto

Produção de Vinhos

Anualmente, são produzidos no Douro um milhão e quatrocentas mil garrafas de vinho do Douro e do Porto. Destas, 25% são destinadas ao mercado nacional e o restante à exportação para cerca de 50 mercados.

Como novidade, a Quinta do Crasto tem lançado um novo vinho a cada ano:

  1. A princípio, lançou o Crasto Superior Branco em 2014. O primeiro vinho de Portugal feito em operações de bâtonnage sem incorporação de oxigénio.
  2. Em seguida foi a vez do Crasto Superior Syrah em 2015. Fruto de uma aposta na inovação e na conquista de novos mercados internacionais.
  3. Não só apostou em vinhos do Douro, como também aumentou a sua gama de Vinhos do Porto em 2016. O lançamento do Quinta do Crasto Colheita tem recebido os maiores elogios internacionais.
  4. Por fim, em 2017, a Quinta do Crasto lançou um novo vinho do Douro, o Crasto Rosé.

Ainda assim, a Quinta do Crasto produz anualmente quarenta e cinco mil garrafas de azeite extra virgem cultivados de forma orgânica.

Veja aqui o azeite.

quinta do crasto

Nesse sentido, o enoturismo da Quinta do Crasto recebeu pelo quarto ano consecutivo, o Certificado de Excelência atribuído pelo TripAdvisor.

Os Vinhos da Quinta do Crasto

Conhecido por seus vinhos super equilibrados, vamos sugerir 3 excelentes e completamente diferente opções da Quinta do Crasto.

Flor de Crasto 2016 Tinto

Um vinho leve e muito agradável produzido. Com o intuito de ser bem expressivo no aroma, tem deliciosas notas florais e de frutos vermelhos. Um vinho elegante e bem equilibrado. Sem dúvida vai bem com queijos e frios e massas em geral.

quinta do crasto
Flor de Crasto Branco e Tinto

Crasto Douro 2016 Rose

A excelente frescura aromática da Touriga Nacional, em perfeita harmonia com a elegante textura da Tinta Roriz. Como resultado, originaram um vinho equilibrado e fresco.

Aqui podemos encontrar expressivos aromas de framboesa e flores de violeta. Tudo em sintonia com vibrantes sensações de mineralidade.

quinta do crasto

Vinhas Velhas Reserva 2015

Aroma complexo com fruta muito bem integrada com madeira revelando notas de especiarias. Na boca mostra-se intenso e profundo, bem equilibrado pela firme estrutura de taninos e um longo e persistente final. Em resumo, é ideal para acompanhar pratos fortes de carne ou caça.

Não deixe de ver outras sugestões de enoturismo aqui.