A combinação entre pizza e vinho desperta o interesse de muitas pessoas. Ainda mais quando falamos daquela pizza super saborosa, com massa crocante, sabores surpreendentes e um belíssimo vinho que harmoniza com tudo isso.

Para isso, o segredo de harmonizar pizza e vinho é saber qual é o queijo que será destacado no sabor.

No caso desta receita, trouxemos uma pizza de gorgonzola e pera, que possui sabores que se complementam: o toque cremoso e aroma forte do queijo gorgonzola e todo o frescor da pera, que “quebra” a intensidade do gorgonzola com sua refrescância e suavidade.

Pizza e Vinho

Normalmente, o queijo gorgonzola sozinho harmoniza muito bem com um tinto encorpado*, mas como estamos falando de uma pizza que envolve massa, fruta e rúcula, o sabor não fica 100% concentrado no queijo. Neste caso, sugerimos uma harmonização bem tradicional, mas que não perde o charme nunca: um belíssimo Chianti Querceto DOCG 2016.

Este Chianti é um vinho gastronômico delicioso! Muito aromático, com notas notas de cerejas maduras e de especiarias que, aliadas a uma acidez refrescante, resultam em um perfeito food wine (no caso da nossa harmonização entre pizza e vinho).

Ideal para o dia a dia, é um vinho de personalidade que mostra muito bem porque a região de Chianti vem produzindo excelentes rótulos consistentemente. Harmoniza perfeitamente com massas ao molho bolonhesa, pizzas e carnes vermelhas.

Curiosidade – O Chianti é um vinho tinto da região da Toscana, na Itália, que é produzido com a mistura da uva Sangiovese e as autorizadas Canaiolo Nero, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.

A Receita

Pizza de Gorgonzola e Pera

Tipo Aperitivos
Cozinha Italiana
Keyword pizza
Tempo de Preparo 10 minutes
Tempo de Cocção 20 minutes
Descanso da massa 1 hour
Tempo Total 30 minutes
Porções 2 unidades

Ingredientes

Massa da Pizza

  • 1 sachê de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de leite em pó desnatado
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 325 g de farinha de trigo tipo "00" sem fermento
  • 1 colher de chá de açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 200 ml de água morna

Cobertura da Pizza

  • 1 colher de chá de azeite extra virgem
  • 175 g de peras tipo Williams cortadas em fatias finas
  • 100 g de gorgonzola amassado
  • rúcula opcional para decoração

Instruções

Massa da Pizza

  1. Misture o fermento, o leite em pó, o sal, a farinha e o açúcar em um bowl. À parte, misture o azeite na água e, em seguida, despeje na mistura de farinha. Com as mãos, misture até formar uma massa macia. Adicione um pouco de água ou farinha, caso necessário para deixar uma massa lisa e homogênea.

  2. Sove a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada por 5 minutos, deixando-a em formato de "bola". Transfira para uma tigela levemente untada com azeite, cubra com um pano úmido e deixe em um local quente até a massa dobrar de volume (em torno de 60 minutos)

Cobertura

  1. Aqueça o forno em temperatura de 220ºC por 15 minutos.

  2. Enquanto isso, divida a massa em duas porções iguais e sove um pouco mais cada uma. Abra um círculo de cerca de 20 cm de diâmetro e coloque em uma assadeira. Pincele com 1 colher de chá de azeite, acrescente as camadas de pera e espalhe o gorgonzola.

  3. Asse por 15 a 20 minutos até a massa dourar e a cobertura borbulhar. Sirva imediatamente, podendo colocar a rúcula ou não.

Notas Adicionais

Fonte: Blair, Louise. 200 receitas de pratos para dois

*Fonte: Puckette, Madeline. O guia essencial do vinho: Wine Folley.