Pouco se fala em enoturismo nacional, mas há poucas horas de São Paulo, você encontra a Vinícola Guaspari, na pequena cidade de Espírito Santo do Pinhal.

A vinícola esta localizada em uma antiga fazenda cafeeira, onde, há pouco mais de 10 anos, foi notado que o clima quente pela manhã e frio à noite, além da disposição do sol pelo terreno, seriam excelentes características para a viticultura.

O solo granítico e o clima temperado fazem com que as uvas tenham uma boa maturação, revelando os aromas, notas e as características que encontramos em seus vinhos. No terroir, encontramos videiras das uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot e Viognier. Uvas tipicamente francesas, mas que se adaptaram muito bem às características climáticas de Espirito Santo do Pinhal.

Vinificação na Guaspari

Para a vinificação, foi criado um laboratório seguindo os padrões franceses de qualidade (os mais rigorosos), onde todas as decisões são tomadas, começando pelo campo.

A colheita tem poda dupla, que transfere a safra para o inverno – período em que há a alternância entre os dias ensolarados e as noites mais frias, marcado por uma amplitude térmica que permite o perfeito amadurecimento das uvas. Por isso, a colheita é feita de forma manual entre os meses de junho e agosto.

O processo de vinificação é realizado em tanques de inox, onde a fermentação poderá ser feita tanto nos tanques de inox, como nos ovos de concreto ou até mesmo nas barricas de carvalho.

Dos vinhos brancos, apenas o Chardonnay Vista do Lago passa pelas barricas de carvalho francês (Taransaud, François Frére e Ermitage).

O engarrafamento segue um processo italiano e opera em circuito fechado e automático, sem a intervenção humana. A garrafas são lacradas usando apenas rolhas de cortiça natural importadas de Portugal. Após, retornam para a adega, onde finalizam seu período de amadurecimento por mais 6 a 18 meses em garrafa, seguindo para rotulagem e venda.

Os Vinhos da Guaspari

Atualmente, a Vinícola Guaspari ganha destaque pelos vinhos brancos produzido. O último prêmio foi na maior competição nacional, a Grande Prova Vinhos do Brasil 2017, onde a Guaspari ganhou medalha de ouro com o Vale da Pedra Branco 2015 (veja a safra 2016), um vinho 100% Sauvignon Blanc com aromas intensos e complexos de frutas cítricas.

Outros prêmios recebidos foram pelo vinho nacional Guaspari Sauvignon Blanc 2013 (veja aqui a safra 2015) que ganhou uma medalha de recomendação no Decanter World Wine Awards 2016 e pelo vinho nacional Vista do Bosque 2015 Viognier (aqui, a safra 2016), na premiação DWWA 2017, onde recebeu medalha de prata atingindo 90 pontos.

Visite nossa Vinoteca para dúvidas sobre os termos