O gin é uma bebida criada na Holanda, tipicamente inglesa e que hoje conquistou o gostinho brasileiro, trazendo ao mercado nacional a nova onda do gin brasileiro.

A bebida começou a ser usada como remédio no início do séculos 17 por conta da propriedade medicinal do zimbro, que esta em sua composição. Para melhorar o sabor do “remédio” na época, o uso de mixers acabou sendo frequente e tornou o gin em uma bebida popular na Inglaterra.

+ Veja aqui nossa degustação de Fever Tree Mixer

No Brasil, o gin passou a abrir os olhos dos consumidores há pouco tempo, mas os produtores aproveitaram a onda e focaram em uma produção de qualidade, trazendo ao mercado o gin brasileiro premium.

Aqui na Bacco’s somos grandes apreciadores de gin e, por isso, selecionamos 7 opções de Gin Brasileiro para você apreciar e saber um pouquinho mais da história de cada um:

Gin Draco Brasil

Draco Gin é o primeiro Gin Premium produzido no país, uma mistura entre clássicos botânicos e cítricos típicos do Brasil que resultam em uma mistura ousada, aromática e com toques cítricos adocicados ao final, sendo destilado a partir de álcool de cereais puro.

A destilação clássica de coluna, confere ao produto leveza e ao mesmo tempo personalidade. Um dos grandes diferenciais é o processo de fixação de aromas, semelhante ao de fabricação dos melhores perfumes, onde o produto final, já engarrafado, fica sete dias resfriado a – 6 graus e em câmara fria seca, e posterior a isso, é devolvido a temperatura ambiente lentamente, para despertar o “Spirit of Draco”.

Gin Jungle

Criado em 2017 em Minas Gerais, Jungle Gin é um dos poucos gins nacionais produzidos de forma artesanal e em pequenos lotes. Com ingredientes locais e processo de destilação único, foi criado um gin aromático e suave ao paladar.

Gin Amázzoni Brasil

Além de ser o primeiro Gin criado em uma destilaria exclusivamente dedicada no Brasil, o gin Amázzoni acolhe em si cinco ingredientes nunca explorados antes como princípios botânicos em um Gin: zimbro, louro, limão, coentro, mexerica, aroeira e os inéditos doados do coração da floresta amazônica como cacau, castanha-do-pará, maxixe e cipó-cravo.

Os ingredientes são macerados em álcool de cereais e suas infusões são derramadas nas proporções calibradas pela sapiente receita del Capitán Tato, no grande alambique em cobre, o primeiro projetado e fundido no Brasil, coração pulsante e orgulhoso da Destilaria Amázzoni.

Gin Virga

Do Gin Virga, a mistura da sua produção vem do Zimbro, o ingrediente chave de todo Gim, com um sabor característico de Pinho, as sementes de Coentro que são um ingrediente clássico, encontrado em várias receitas pelo mundo, o Pacová, a grande protagonista da produção desse gin, e a Cachaça de Alambique, tornando o primeiro gim do mundo a levar pequenas doses cachaça pura de alambique, trazendo os aromas primários da cana-de-açúcar na sua receita.

Para produzir Virga, foi priorizado o uso de ingredientes locais, pelo respeito às tradições brasileiras em produzir bons destilados e pela revelação da qualidade da produção artesanal.

Gin London Dry Arapuru

Legitimamente brasileira e elaborada através do método “one-shot”, em que os ingredientes são previamente macerados antes da destilação para conferir um sabor único.

Esta receita foi desenvolvida pelo inglês Rob Dorsett, que tem em seu portfólio mais de 250 marcas de gin. Desta forma, o Gin Arapuru casa a sofisticação inglesa à versatilidade brasileira, proporcionando uma experiência inigualável aos admiradores de drinks feitos à base de gin.

Gin Weber Haus 48 Dry Orgânico Brasil

Nesta Exclusiva receita Dry Gin – Destilado em alambique de cobre “handmade” – foram utilizadas infusões da tradicional erva-mate gaúcha da espécie ilex paraguarienis, que proporciona leve amargor, além do gengibre nativo do Lote 48 da Família Weber e folhas de cana-de-açúcar frescas, que tornam único no mundo.

O Gengibre proporciona sabor picante e as folhas conferem um aroma fresco à bebida.

Gin Weber Haus 48 London Dry Orgânico Brasil

O Gin WH 48 Organico foi elaborado segundo receita tradicional de London Dry Gin, destilado em alambique de cobre artesanal “bandmade”.

O Gin WH 48 Lote Especial Amburana é destilado de Zimbro com adição de infusão de tradicional erva-mate Gaúchada espécie ilex paraguarienis, gengibre nativo do lote 48 da Família Weber, além de folhas de cana-de-açúcar frescas.

A Amburana, madeira brasileira, deixa o Gin com aroma e sabor levemente adocicado, frutado e com toques de especiarias que remetem à madeira, além de uma cor levemente dourada. “