No dia 4 de dezembro é comemorado o Cabernet Franc Day. Para celebrar, contamos aqui um pouco sobre essa uva que, junto com a Cabernet Sauvignon e a Merlot, formam o trio de ouro de Bordeaux.

A Cabernet Franc acaba sendo muito usada em blends na região de Bordeaux. Mas, em algumas sub-regiões como a AOC Saint-Emilion, é uma casta com muito valor. Já nas zonas de Pomerol e Médoc-Graves, ela é suplementar à Merlot e à Cabernet Sauvignon, respectivamente.

Além de Bordeaux, França (Loire), Itália, Estados Unidos (Califórnia), Canadá, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Brasil também a plantam.

Características da Cabernet Franc

Por ser a “mãe” da Cabernet Sauvignon, estas duas castas são bem similares, porém a Cabernet Franc mostra muita diferença na cor, taninos, secura na boca e acidez.

É uma casta com aromas dominantes do morango, pimentão assado, ameixa, cascalho e pimenta chili. Mas, as diferenças regionais trazem aromas secundários totalmente distintos. Climas quentes como na Califórnia (EUA) desenvolvem um aspecto de geleia de morango, ou seja, um impacto maior do sol trouxe maior nível de açucar à uva. Já em climas amenos como Loire, na França, dá aspectos de pimentão vermelho.

Em seu ápice, a Cabernet Franc tem uma acidez bem viva e notas muito frutadas na boca, com um quê de cedro. Seus taninos podem ser bem intesos em vinhos novos, mas, é uma casta que permite um bom envelhecimento por 10 – 15 anos.

Seleção Bacco’s de Cabernet Franc

Urraca Reserva Cabernet Franc 2012 

Um vinho 100% Cabernet Franc com envelhecimento em barris de carvalho francês e americano por 22 meses.

De cor vermelho rubi com tons violáceos, aroma herbácea, mineral e fruta preta.

Na boca taninos de textura sedosa, ótimo para harmonizar com carnes assadas, guisados com ervas e frutas, carne de pato e queijos bem curados.

La P’tite Annie Cabernet Franc 2017 

Rose feito no vale do loire 100% cabernet franc. Safra 2017. Este vinho faz parte do Collégiale des Domaines de Loire, uma associação de pequenos produtores do vale do Loire.

No nariz, tem notas de frutas vermelhas frescas, principalmente morango, framboesa e cereja.

Já na boca sente-se a estrutura que a cabernet franc deu ao vinho, mais peso de boca, mas com boa acidez. Bom fim de boca, vinho fresco e aromático.

Pode ser servido como aperitivo e vai bem com peixes e frutos do mar em geral, verduras, hortaliças, carne de porco, queijos cremosos.

Valdivieso Cabernet Franc Single Vineyard 2011

Um vinho de cor vermelho intenso escuro, com um bouquet muito interessante de especiarias doces e picantes.

Caráter leve.

Na boca estrutura agradável, elegante, com taninos acentuados. Perfeito para acompanhar cordeiro, grelhados, bife de filé, lombo e também a carne com sabor mais cheio.

Para ver todas as opções de vinhos, é só clicar aqui.